sexta-feira, 15 de março de 2013

Folar de Olhão ou Folar de Folha

Um delicioso folar partilhado pela Margarida  no seu blog.
Agora que a Páscoa está tão perto, nada como experimentá-lo. Resultado: Não quero outro!!!


Ingredientes para 1 ou 2 folares:

520 gr de farinha (1 kg)
30 gr de fermento de padeiro (60 gr)
sumo de 1 laranja (2 laranjas)
75 ml de água (1,5 dl)
½ colher de café de sal (1 c.chá )
65 gr de banha (125 gr)
65 gr de manteiga (125 gr)
½ cálice de aguardente (1 cálice)

Preparação na Bimby

Coloque no copo a manteiga, a banha, o sumo das laranjas, o cálice de aguardente, o fermento e programe 1min, 37º, vel 5. Junte a água e a farinha e o sal e programa-se 20seg, na vel 6. Amasse depois 3min, na vel espiga.

Procedimento para fazer as camadas:

Tire bocados de massa do mesmo tamanho e faça pequenas bolas. Abra-as com o rolo da massa até ficarem circulares e planas, com cerca de 10 cm de diâmetro e 0,5cm de espessura.
Unte generosamente com manteiga tachos de alumínio (usei uma forma de mola com 18 cm de diâmetro). Barre muito bem cada círculo com manteiga e polvilhe abundantemente com açúcar, um pouco de canela e umas nozes de manteiga. Vá sobrepondo os vários círculos uns por cima dos outros dentro do tacho (cerca de 5 camadas). Deixe levedar durante 3 horas coberto por um pano de lã ou até atingir o dobro do volume.
Polvilhe a última camada com bastante açúcar e um pouco de canela. Leve a forno pré-aquecido a 190º durante cerca de 1 hora. Desenforme-os ainda quentes, ajudando a libertá-los do tacho com a ajuda de uma faca.

Preparação na MFP:

Desfaça o fermento num pouco de água morna. Coloque-o na cuba da máquina e adicione o sumo de laranja, a água, a banha, a manteiga, a aguardente e metade da farinha. Inicie o programa amassar. À medida que a mistura começa a ganhar consistência junte a restante farinha. Deixe o programa seguir até ao final do processo de amassar e retire.

Notas:

- Na preparação na mfp e uma vez que a quantidade de farinha é muita, aconselho a colocarem metade da farinha primeiro e aos poucos ir juntando a restante para ajudar a máquina a envolver bem os ingredientes;
- Como a massa não leva açúcar aconselho a colocarem bastante açúcar entre as camadas;
- A quantidade de manteiga entre camadas pode ser maior ou menor. Quanto mais mateiga mais húmido vai ficar.
- A altura de camadas não deve ultrapassar o meio do tacho uma vez que a massa vai duplicar de tamanho na levedação;
- A massa amassada na mfp fica completamente diferente da amassada na Bimby, fica bem mais fôfa e alta.


As zonas mais escuras são o resultado do açúcar caramelizado e da canela

1 comentário:

  1. Honestamente sou fã número um deste folar.... So nunca o fiz em casa porque assim que o fizer terei de o comer inteiro! E apesar de tudo tem bastante gordura e açúcar... Mas adorei a receita... É fantástica!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...